Desenvolvemos processos educativos na modalidade a distância reconhecendo as implicações políticas, sociais, culturais inerentes aos atos de ensinar e aprender, apoiados em mediações fundamentais, como: materiais didáticos, docência/tutoria, ambiente virtual de aprendizagem e avaliação do desenvolvimento pedagógico.
Modalidade educacional
Compreendemos a educação a distância como um modo de fazer Educação, em uma perspectiva crítica e dialógica. A nossa aposta é numa educação que supere as distâncias historicamente construídas e que favoreça a formação de trabalhadores como um processo humanizado e como prática social, construída por meio da participação, do diálogo e dos significados produzidos entre os sujeitos.
A educação a distância, em nossa experiência, vem contribuindo para a democratização do acesso a uma formação profissional de relevância social por meio de inovações pedagógicas e técnicas a este modo de ensinar. Nas ações educativas, promovemos o encontro entre teoria e prática, formação e serviço, no qual as mediações e interações propiciam a reflexão crítica, questionadora e problematizadora para a transformação das práticas profissionais em saúde e do contexto social brasileiro.
Outro aspecto importante na forma como desenvolvemos a modalidade é o reconhecimento da diversidade cultural, local e pessoal para dialogar e incluir os mais diferentes trabalhadores que necessitam de formação profissional, seja os que atuam nos mais distantes rincões desse país ou em grandes centros urbanos, de modo que a dificuldade de acesso à internet não seja um fator de exclusão.
Como partimos da premissa que fazer educação a distância é educar, os modos diferentes de desenvolver uma proposta educativa, seja presencial ou a distância, devem atuar de forma colaborativa na superação de “distâncias” (físicas, geográficas, culturais, sociais, políticas e econômicas), visando alcançar a todos e promover a formação em saúde como um direito.