Busca
Menu
Você está em:

// Cursos

Avaliação em Saúde

O curso faz parte de uma estratégia de formação e capacitação em Monitoramento e Avaliação (M&A), que tem como finalidade a institucionalização dos processos avaliativos nos diferentes níveis de atuação das intervenções de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A formação e capacitação de profissionais é chave no processo de institucionalização.

Esta estratégia formativa é promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Laser/DENSP/ENSP/Fiocruz) e da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD/ENSP/Fiocruz). Trata-se de uma ação que se desenvolve em parceria com instituições demandantes, que financiam as diferentes ofertas do curso, sendo a mais recente fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

 

Coordenadoras:

Gisela Cordeiro Pereira Cardoso 

Dolores Maria Franco de Abreu

 

O material didático básico para o estudo do aluno é um material on-line, que contempla as unidades de aprendizagem do curso, com conteúdo e atividades. Está disponibilizado na web, por meio do Moodle, propiciando um ambiente de aprendizagem dinâmico e motivador para os estudos.

Também é disponibilizado ao aluno o material “Informações sobre o curso: Avaliação em Saúde”, que visa orientá-lo sobre o curso e apoiá-lo na compreensão da proposta pedagógica adotada.

Técnica de Marcação
Políticas, Gestão e Atenção em Saúde

Total de 420h, sendo 40h destinadas à participação do aluno em encontros presenciais, 60h para a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) e 320h para as atividades a distância.

UA 1 – Avaliação e prática avaliativa

UA 2 – Planejando a avaliação: o que avaliar

UA 3 – Modelos, abordagens e tipos em avaliação

UA 4 – Compreendendo a teoria da ação: a análise de implementação

UA 5 – Como gerenciar e executar a avaliação

UA 6 – Como avaliar a avaliação: meta-avaliação

Objetivos

Formar especialistas em avaliação em saúde, tomando como objeto de reflexão as políticas, os serviços e as redes de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Público-alvo

Profissionais de nível superior em qualquer área de formação, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, que atuam ou queiram atuar na área de monitoramento e avaliação. Na oferta de 2024, será dada preferência aos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, das Superintendências das Regiões de Saúde, das Unidades de Referência Distrital, e da Administração Central da SES-DF, nas áreas de planejamento, orçamento, monitoramento e avaliação.

Em caso de vagas remanescentes, elas serão preenchidas por profissionais que atuam em outras áreas na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.



Requisitos básicos

a) Escolaridade de nível superior

b) Habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade com internet, e-mail, fórum, chat e outros

c) Disponibilidade de 8 (oito) a 10 (dez) horas semanais para realização do curso

d) Vínculo como servidor da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


Avaliação

Neste curso, a avaliação do aluno é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do aluno.

A nota final do aluno no curso (0,0 a 10,0) é calculada com base nas notas obtidas em cada uma das seis unidades de aprendizagem e na avaliação presencial (AP). A nota é lançada no sistema pelo tutor-docente, e convertida automaticamente em conceitos – A, B, C ou D –, obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.

 

Notas

Conceitos

10,0 a 9,0

A (excelente)

8,9 a 7,5

B (bom)

7,4 a 6,0

C (regular)

5,9 a 0

D (insuficiente)

 

Para obter o certificado de conclusão de curso, o aluno terá de alcançar, no mínimo, nota seis (conceito C) em todas as atividades propostas; em cada uma das unidades do curso; na avaliação presencial (AP) e no TCC. Além disso, precisará cumprir o prazo máximo de finalização das UA e do TCC, a contar da data de início do curso.


Seleção

Para informações referentes à seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.


Certificação

A certificação do curso é de responsabilidade da ENSP/Fiocruz, que está credenciada para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância, de acordo com a Portaria n. 1.725/2002, do Ministério da Educação (MEC). Ao concluir o curso, o aluno receberá o Certificado de Especialização em Avaliação em Saúde, desde que sejam cumpridas as exigências acadêmicas e apresente a documentação completa exigida na matrícula.


Técnica de Marcação