Busca
Menu
Você está em:

// Cursos

Gestão em Saúde da Pessoa Idosa

A proposta do curso Gestão em Saúde da Pessoa Idosa, na modalidade à distancia, surgiu com intuito de proporcionar a qualificação dos gestores do SUS, em consonância com a  Política Nacional de Saúde do Idoso, de forma a capilarizá-la por todo o território nacional.

O envelhecimento da população marca o século XXI pelos impactos já visíveis em todas as dimensões da vida em sociedade. Para o campo das ciências da saúde, traz desafios inéditos e vem requerendo dos cientistas e demais profissionais uma profunda revisão de valores, saberes e práticas construídos ao longo da história.  Grande parte dos profissionais responsáveis pela implementação dos princípios, diretrizes e ações estabelecidos pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa ainda carece de uma formação acadêmica específica no campo da saúde do idoso – um campo em construção. Por isso, este curso busca contribuir para uma formação adequada e consistente, que habilite os profissionais com novas competências para exercer o cotidiano da gestão da atenção à saúde dos idosos.

Há a imagem de 3 textos, um vídeo e um CD. A identidade visual do curso é predominantemente roxa e há a imagem do mapa do Brasil e fotos de diferentes idosos, demonstrando a diversidade brasileira.

  • Trajetória on-line: disponibilizada na web por meio do AVA/Viask, propiciando um ambiente de aprendizagem motivador e facilitador do estudo. Animações, ícones, boxes, cores, figuras, fotos etc. são empregados para destacar os diversos recursos que permeiam este material. 
  • CD-ROM: nele está contido o material didático do curso. Foi organizado para propiciar uma navegação simples e possibilita a realização do estudo sem a necessidade de estar conectado à internet.  Com o CD-ROM há possibilidade de imprimir qualquer trecho ou arquivo do curso contido na “Biblioteca”. 
  • Caderno do Aluno: encontra-se disponível no AVA e no CD-ROM. Visa apoiar na compreensão da proposta e da perspectiva pedagógica do curso e orientar quanto às normas acadêmicas e à organização do seu tempo para os estudos. Contém, também, orientações para utilização do ambiente virtual de aprendizagem Viask. 

Técnica de Marcação
Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

432 horas a distância e 24 horas presenciais, perfazendo um total de 456 horas, distribuídas pelo período de aproximadamente quatorze meses.

  • UA1: Fundamentos do Sistema Único de Saúde e suas interrelações com o envelhecimento
  • UA2: Reconhecendo Problemas e tomando decisões
  • UA3: Gestão da atenção à saúde
  • UA4: Cuidado e atenção à saúde da pessoa idosa - da promoção à reabilitação
  • UA5: Funções gestoras e seus instrumentos
  • UT: Metodologia científica

Objetivos

Qualificar profissionais do SUS para planejar, gerenciar e avaliar políticas, programas e serviços dirigidos à saúde da população idosa.


Público-alvo

Profissionais das áreas de gestão de saúde da pessoa idosa dos estados e municípios (capitais).



Requisitos básicos

Possuir escolaridade de nível superior; dispor de recursos ágeis de conectividade por via internet; possuir habilidade suficiente para utilizar computadores e os recursos de conectividade, internet, e-mail, fórum, chat, etc. ou orientação e apoio para tanto; dispor de pelo menos 8 (oito) horas semanais para se dedicar ao curso.


Avaliação

O desempenho será avaliado individualmente, de modo processual, de acordo com a evolução em cada uma das unidades de aprendizagem. Ao longo das unidades de aprendizagem existem dois tipos de atividades: atividades de portfólio e os fóruns. As atividades de portfólio buscam a reflexão a partir da realidade do aluno, agregando os conhecimentos conceituais construídos ao longo do curso, percepções e vivências. Os fóruns visam a interação e troca de visões entre os colegas da turma e o tutor, possibilitando o confronto de realidades diversas.

Além das unidades de aprendizagem, haverá uma avaliação presencial e a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Todas as notas atribuídas serão registradas no AVA pelo tutor e podem variar de zero a dez (0,0 a 10,0). Elas serão convertidas automaticamente pelo sistema de gestão acadêmica on-line em conceitos A, B, C ou D. A conversão de suas notas em conceitos obedece à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL
DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2015). 


Seleção

Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.


Certificação

A finalização do curso permite receber o certificado de Especialização em Gestão em Saúde da Pessoa Idosa, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), o qual virá acompanhado do seu histórico escolar, com duração, carga horária e nota/conceito de cada unidade de aprendizagem. 


Técnica de Marcação