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Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE)  

Originado da parceria com o Ministério da Saúde, como uma das ações estratégicas do Programa Nacional de Segurança do Paciente, o Curso Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências surge da demanda pela ampliação das discussões acerca da prestação de cuidados à saúde. Está fundamentado na valorização das experiências e vivências dos alunos-profissionais, de forma a propiciar a mobilização de saberes e a reconstrução do conhecimento existente, utilizando a lógica do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, privilegiando o pensamento autônomo e visão crítica, e enfatizando o domínio técnico com o objetivo de resolver problemas encontrados em sua realidade.

A capa apresenta a reprodução da escultura de Hipócrates, pai da medicina ocidental, com a sua face grega talhada com pedaços de texto referentes ao juramento médico. A capa é branca com o nome do curso escrito em fonte vermelha e a impressão das palavras

  • Caderno do Aluno: visa apoiar o aluno na compreensão da proposta do curso e do modelo pedagógico adotado, trazendo orientações sobre o caminho que ele irá percorrer em busca de seus objetivos, durante seu estudo a distância.
  • Percurso de Aprendizagem: é o material didático digital construído em formato multimídia, que estrutura a dinâmica do curso, norteando a caminhada do aluno por meio das atividades propostas. Além dessas atividades, o material também possibilita o acesso a vídeos, a textos e aos capítulos dos dois livros-textos do curso.
  • Livros-texto Segurança do paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde e Segurança do paciente: criando organizações de saúde seguras: é o material básico para o estudo do aluno, que contempla as unidades de aprendizagem.

Técnica de Marcação
Vigilâncias em Saúde

408 horas (12 meses), com três encontros presenciais (total de 40 horas) e atividades a distância (368 horas)

  • Qualidade em saúde e segurança do paciente: aspectos fundamentais
  • Avaliação e gestão do risco em organizações de saúde
  • A gestão em saúde e segurança do paciente: aspectos transversais e transdisciplinares
  • Metodologia científica

Objetivos

Proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos sobre as questões da qualidade e da segurança do paciente como questões-chave da prestação de cuidados de saúde, para tornar o cuidado em saúde mais seguro. Visa estimular a participação de profissionais de uma mesma organização, de forma que, por meio do fortalecimento do trabalho em equipe, propicie crescimento individual do aluno e da instituição na qual ele está inserido.


Público-alvo

Profissionais médicos e enfermeiros ligados à Rede de Urgência e Emergência, que atuam em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samus) e nas emergências de hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde.



Requisitos básicos

  • Atuar profissionalmente nos estabelecimentos de saúde: hospitais, Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências (aprovados no Plano de Ação da Rede de Urgência e Emergência de acordo com a Portaria MS/GM nº 1.600, de 07 de Julho de 2011); e nas instituições de saúde gestoras do SUS em atividades de coordenação de ações da atenção à urgência e emergência de nível central.
  • Ter habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade: internet, e-mail, fórum e chat
  • Disponibilidade de 08 (oito) horas semanais para o curso.
  • Apresentar carta de indicação assinada pelo responsável, informando a indicação e a liberação do profissional para o curso.

Avaliação

A avaliação de desempenho do aluno ocorre ao longo do curso e engloba ações de acompanhamento e de avaliação das atividades propostas. As ações de acompanhamento dizem respeito às atividades previstas nas unidades de aprendizagem e ao grau de participação e interesse do aluno nas atividades presenciais e a distância.

A nota/conceito final do aluno no curso é calculada com base nas notas/conceitos obtidos nas atividades de avaliação a distância; e das duas avaliações presenciais. A conversão das notas em conceitos obedece à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da Ensp, aprovado em dezembro de 2015, a saber:

  • conceito A/Excelente – notas de 9,0 a 10,0
  • conceito B/Bom – notas de 7,5 a 8,9
  • conceito C/Regular – notas de 6,0 a 7,4
  • conceito D/Insuficiente – notas iguais ou menores a 5,9.

A nota/conceito final do aluno sintetiza as notas/conceitos obtidos em cada unidade de aprendizagem. Os alunos com conceito final A, B ou C são aprovados, e os que obtêm conceito D, que expressa a condição de insuficiência, não são aprovados.


Seleção

Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.


Certificação

É conferido o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização em  Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, expedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, aos alunos que cumprirem as exigências acadêmicas (realizar todas as atividades propostas; alcançar, no mínimo, o conceito C em cada uma das unidades de aprendizagem, nas duas avaliações presenciais e no TCC; cumprir o prazo máximo de finalização das unidades e do TCC, a contar da data de início do curso) e documentais (documentação completa exigida no momento da matrícula). A ENSP/Fiocruz é credenciada pelo Ministério da Educação para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e a distância.


Técnica de Marcação