// Cursos
Formação para Responsáveis Técnicos de Agências Transfusionais
A capacitação dos profissionais técnicos de agências transfusionais é uma atribuição dos hemocentros. A execução, aplicação, acompanhamento e a atualização desta formação são atividades realizadas com dificuldades, visto que a legislação vigente não detalha a estrutura de processos voltados à qualificação destes profissionais. Ressalta-se também que, dadas as características dos serviços transfusionais, localizados prioritariamente em ambiente intra-hospitalar (representam o maior quantitativo de serviços hemoterápicos do país - cerca de 80%), o alcance das ações de formação e qualificação torna-se um desafio nacional.
Assim, foi elaborada a proposta de implantação de um programa de educação à distância para formação e atualização de responsáveis técnicos de AT, que será desenvolvida por meio de cooperação técnica entre a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde – CGSH/MS e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/FIOCRUZ. De forma alinhada ao planejamento da CGSH/MS e preparado em conjunto com a Hemorrede Pública Nacional, o projeto atende ao objetivo estratégico de ampliar as ações de educação permanente na modalidade à distância, na perspectiva de capilarização da qualificação técnica e gerencial da força de trabalho da rede de serviços.
- Caderno do Aluno (digital e impresso): visa apoiá-lo na compreensão da proposta e da perspectiva pedagógica do curso, bem como orientá-lo quanto às normas acadêmicas e a organização do seu tempo para os estudos. O Caderno tem um suplemento, que contém orientações para o ambiente virtual Viask, disponível no ambiente do curso e também no pen drive.
- Material didático digital: disponível no AVA e no pen drive, é um material multimídia que congrega todo o conteúdo do curso em diferentes mídias (vídeo, textos e imagens), estratégias pedagógicas e atividades que compõem o sistema de avaliação. É com base nesse material que o tutor interage com a turma e o curso se desdobra.
O Curso está estruturado em 03 (três) Unidades de Aprendizagem e tem carga horária total de 108 (cento e oito) horas e duração prevista de 05 (cinco) meses.
- UA1: Política de Gestão
- UA2: Processo de Trabalho
- UA3: Qualidade e Risco
Objetivos
Qualificar profissionais médicos para atuar como responsáveis técnicos em agências transfusionais nas diversas regiões do país.
Público-alvo
Profissionais médicos de qualquer especialidade que atuam ou apresentam demanda para atuação como responsáveis técnicos de agências transfusionais, estabelecidos nas diversas regiões do país.
Requisitos básicos
- Possuir diploma de graduação em medicina;
- Pertencer ao corpo clínico de uma unidade hospitalar;
- Possuir habilidade suficiente para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade, internet, e-mail, fórum, chat, etc;
- Dispor de pelo menos 06 (seis) horas semanais para o exercício das atividades a distância do curso;
- Apresentar declaração de indicação e apoio institucional assinada pelo Gestor e/ou pela Chefia Imediata, informando a liberação do profissional para o curso.
Avaliação
As atividades das UAs devem ser enviadas ao tutor. A participação nos fóruns também será objeto de avaliação do tutor. Desta forma, o desempenho nas produções relativas às atividades a distância, sejam elas individuais ou coletivas, receberão comentários do tutor, que serão registrados no AVA. A nota, no entanto, será atribuída ao conjunto de atividades de uma mesma unidade de aprendizagem, quando todas as atividades tiverem sido realizadas e/ou enviadas. O tutor atribuirá uma nota de zero a dez (0,0 a 10,0), de modo a contemplar o processo formativo do aluno, sustentado também nos comentários e orientações sobre as necessidades de avanços e conquistas inerentes à aprendizagem, ao longo daquela unidade em sua totalidade. Vale ressaltar que o aluno deste curso só dará continuidade aos estudos em uma próxima UA se a nota/conceito atribuído à última unidade trabalhada for de, no mínimo, seis (6,0) (Regular).
A qualidade da participação nas atividades, em geral, considerará a expressão do entendimento da temática debatida; contribuições que representem reflexão crítica; sugestões de aprofundamento; argumentação fundamentada; articulação do conteúdo com a prática profissional e interação com as ideias compartilhadas pelos colegas, dentre outros critérios, tais como:
- Pontualidade no envio da atividade;
- Coerência da resposta ao que está sendo solicitado na atividade;
- Desenvolvimento crítico da atividade;
- Capacidade de argumentação e fundamentação teórica, com base na bibliografia indicada;
- Consideração dos conteúdos apresentados no curso;
- Esforço do aluno em buscar outros conteúdos para aprofundar seu entendimento sobre a atividade.
Seleção
Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.
Certificação
Ao final do curso, os alunos que cumprirem todas as exigências de entrega de atividade e avaliação satisfatória receberão o certificado de conclusão do curso. Desta forma, a ENSP outorgará certificado de qualificação profissional em nível de atualização aos alunos que cumprirem os requisitos do regulamento de ensino da ENSP.