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Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola

O curso está estruturado em três dimensões principais que constituem o fio condutor de estratégias didáticas que estimulam o pensamento crítico do docente, tendo como tônica a relação entre teoria e a realidade escolar. Para tanto são previstos momentos de reflexão, de construção individual, de compartilhamento e de construção coletiva, apoiados por um professor-tutor que acompanha os educandos/docentes presencialmente e a distância, durante o percurso de aprendizagem.

É ofertado em 12 polos de apoio presencial da UAB, nos municípios dos Estados do Acre, Ceará, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santos, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

É na interface entre os campos da saúde, educação e de tecnologias educacionais, no conceito ampliado de saúde, na perspectiva emancipadora dos processos educativos e na visão crítica sobre uso educacional de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) que o curso se situa e justifica sua relevância.

Coordenadoras: Profa. Dra.  Elomar Castilho Barilli e  Profa. Dra.Rosely Magalhães de Oliveira

Caderno do Aluno: apresenta orientações para o curso e visa apoiar na compreensão da proposta do curso e do modelo pedagógico adotado, fornecer um pouco da história da instituição, orientar quanto à organização de tempo para os estudos e também sobre a utilização do AVA.

Trilhas de Aprendizagem: estrutura a dinâmica do curso apresentando todas as atividades propostas e norteando a caminhada. Construído em formato multimídia, além de apresentar todas as atividades do curso, possibilita o acesso a vídeos, textos e capítulos de livros.

Midiateca: contém materiais complementares, tais como vídeos, documentos, artigos etc., com o propósito de enriquecer a atuação na prática cotidiana.

Técnica de Marcação
Outras

O curso perfaz uma carga horária total de 400 horas, sendo 48 presenciais (distribuídas em três encontros presenciais), 322 horas a distância e mais 30 horas de desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso (TCC), tendo duração total de 12 meses. É importante que o aluno tenha dedicação mínima de sete horas semanais de estudo para seu bom aproveitamento, incluindo leituras, realização das atividades, comunicação com seu tutor, interação no ambiente virtual de aprendizagem com os demais estudantes.

UA I Cada escola uma história

UA II Um olhar ampliado para a escola

UA III Plano-ação: integrando saúde e TDIC na escola

UA IV (Transversal): Estruturando um caminho para a ação

Objetivos

Formar profissionais de ensino para a apropriação crítica de tecnologias digitais de informação e comunicação na prática docente, contribuindo para que atuem como mediadores da relação educação saúde no espaço escolar, seja qual for a área do conhecimento alvo de sua prática pedagógica.


Público-alvo

Prioritariamente, professores da educação básica das diferentes áreas do conhecimento e profissionais da saúde que desenvolvem atividades no ensino, com experiência docente comprovada e habilidades no manuseio de ferramentas digitais.



Requisitos básicos

  • Preencher a ficha de inscrição no Portal EAD/ENSP/Fiocruz
  • Possuir escolaridade de nível superior
  • Estar desempenhando atividades de ensino
  • Dispor de recursos ágeis de conectividade com a internet
  • Possuir habilidade para utilizar computadores e os recursos de conectividade internet: e-mail, fórum, chat etc., ou orientação e apoio para tanto
  • Dispor de pelo menos 10 (dez) horas semanais para dedicar-se aos estudos do curso

Avaliação

A avaliação do desempenho do educando/docente acontece no decorrer do curso, englobando ações de acompanhamento e de avaliação. As ações de acompanhamento dizem respeito à realização das atividades previstas e ao grau de participação e interesse do educando/docente nas atividades do curso. Essas ações não implicam necessariamente notas, pois seu sentido maior é identificar necessidades de aprendizagem ao longo da formação e a qualificação da avaliação do educando/docente.

Para a análise do desempenho em cada unidade e no curso, em sua totalidade, serão observados aspectos, como: discussão das questões relacionadas ao conteúdo; reflexão sobre as experiências apresentadas, articulando-as à base teórica trabalhada; promoção e participação nas discussões com os colegas; articulação de práticas com reflexões teóricas para maior compreensão sobre o contexto de trabalho; comprometimento com a execução do cronograma.   

O cálculo da nota final do educando/docente no curso é a média aritmética das notas obtidas em cada unidade de aprendizagem.  

A avaliação do educando/docente é expressa em conceitos, cuja relação com notas é a seguinte:

  • conceito A/Excelente: notas de 9,0 a 10,0;
  • conceito B/Bom: notas de 7,5 a 8,9;
  • conceito C/Regular: notas de 6,0 a 7,4;
  • conceito D/Insuficiente: notas iguais ou menores que 5,9.

Seleção

Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.


Certificação

O educando/docente será considerado formado se cumprir, simultaneamente, as seguintes exigências: 

  • estar presente em, pelo menos, 75% da carga horária de cada encontro presencial;
  • realizar todas as atividades propostas pelo curso;
  • alcançar, no mínimo, o conceito C em cada unidade de aprendizagem e no TCC;
  • cumprir o prazo máximo estabelecido para finalização das unidades de aprendizagem e do TCC.

Ao educando/docente que concluir o curso de 400 horas será conferido o Certificado de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola.


Técnica de Marcação