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Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica

Esse curso é fruto de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC). O curso surge de uma experiência positiva com o Curso de Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde, ofertado entre 2008 e 2009 no âmbito da parceria da ENSP com a UAB. A proposta do curso parte do pressuposto de que há uma atividade de Gestão Pedagógica do cotidiano, a microgestão, com a qual professores, coordenadores, equipe técnica e operadores da educação em geral, necessariamente se veem envolvidos, e muitas vezes, não têm as ferramentas adequadas para o manejo de situações e problemas do cotidiano.

A iniciativa de formulação desse curso, está inserida na estratégia de contribuir para  as políticas públicas no âmbito da Educação Básica, envolvendo recursos financeiros, de capital e de custeio, com base nos princípios do planejamento integrado de ações e atividades pedagógicas, gerenciais e administrativas  e no acordo prévio para a integração intersetorial, tanto entre os entes federativos, federal, estadual e municipal, como entre áreas de atuação (saúde, educação, economia, transportes, habitação)  garantindo, sempre, a sustentabilidade das políticas públicas e o pleno funcionamento das unidades beneficiárias dos recursos.

material didático investimento

Caderno do Aluno: apresenta orientações e visa apoiar na compreensão da proposta do curso e das escolhas pedagógicas assumidas, fornecer um pouco da história da instituição, orientar quanto à organização do tempo para os estudos e também sobre a utilização do AVA.

Livro digital: é o material básico para o estudo que contempla um estudo de caso e as unidades de aprendizagem.

Técnica de Marcação
Outras

O curso é oferecido em nível de especialização, com carga horária de 444 horas, sendo 312 horas para Ambientação e estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem, 48 horas de forma presencial - 3 Encontros Presenciais (em média 16 horas cada), e 84 horas para Metodologia científica e orientações para o TCC. Recomenda-se a disponibilidade de cerca de 60h ao longo do curso para construção do TCC. A duração máxima do curso é de 12 meses.

UA I. Contextualizando

UA II. Planejando

UA III. Avaliando

UA IV. Gerenciando e executando

Metodologia científica: unidade de aprendizagem transversal que visa subsidiar as equipes de educandos nas questões metodológicas de pesquisa e construção de projetos científicos.

Objetivos

Especializar professores, técnicos, conselheiros e gestores da educação pública, qualificando-os para a formulação de projetos de investimentos no âmbito da educação, para enfrentar problemas pedagógicos, administrativos, e/ou técnicos, envolvendo a análise situacional, e de riscos, e a estruturação de um plano operativo, que englobe a necessidade de recursos, as estratégias para a implantação de ações, e os resultados esperados e seus respectivos indicadores de avaliação, de modo que os investimentos sejam sustentáveis.


Público-alvo

Profissionais com nível superior que atuem, preferencialmente, como professores, técnicos, conselheiros e gestores da Educação Básica Pública.



Requisitos básicos

Possuir escolaridade de nível superior;

Possuir habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade com internet, e-mail, fórum, chat, etc.;

Dispor de, no mínimo, 08 (oito) horas semanais para estudo.


Avaliação

A avaliação de desempenho do aluno ocorre ao longo do curso e engloba ações de acompanhamento e de avaliação das atividades propostas. As ações de acompanhamento dizem respeito às atividades previstas nas unidades de aprendizagem e ao grau de participação e interesse do aluno nas atividades presenciais e a distância.

A nota/conceito final do aluno no curso é calculada com base nas notas/conceitos obtidos nas atividades de avaliação a distância e das duas avaliações presenciais. A conversão das notas em conceitos obedece à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP, aprovado em dezembro de 2015, a saber:

  • conceito A/Excelente – notas de 9,0 a 10,0
  • conceito B/Bom – notas de 7,5 a 8,9
  • conceito C/Regular – notas de 6,0 a 7,4
  • conceito D/Insuficiente – notas iguais ou menores a 5,9.

A nota/conceito final do aluno sintetiza as notas/conceitos obtidos em cada unidade de aprendizagem. Os alunos com conceito final A, B ou C são aprovados, e os que obtêm conceito D, que expressa a condição de insuficiência, não são aprovados.


Seleção

Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em:  http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1


Certificação

Ao final do curso, a ENSP/Fiocruz irá conferir os certificados de especialização aos alunos que cumprirem as exigências acadêmicas: realizar todas as atividades propostas; alcançar, no mínimo, o conceito C em cada uma das unidades de aprendizagem, nas duas avaliações presenciais e no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC); cumprir o prazo máximo de finalização das unidades e do TCC, a contar da data de início do curso; entregar a documentação completa exigida no momento da matrícula.


Técnica de Marcação