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Educação Permanente: Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora

Esse curso é fruto de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC). Tem como base teórico-pedagógica o curso de aperfeiçoamento Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, ofertado pela primeira vez em 2005, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com quatro realizações em parceria com a UAB/MEC a partir de 2008. Trata-se de um curso de especialização que responde às constantes demandas de alunos e gestores e que aprofunda aspectos da Educação Permanente, ampliando sua aplicação para o setor de educação, prioritariamente na formação do professor da educação básica, com potencial de contribuir na implementação das políticas públicas e na integração da educação e saúde.

Conjunto de material didático do curso de educação permanente

Caderno do Aluno: apresenta orientações e visa apoiar na compreensão da proposta do curso e das escolhas pedagógicas assumidas, fornecer um pouco da história da instituição, orientar quanto à organização do tempo para os estudos e também sobre a utilização do AVA. Além disso, constam também, na parte III, dois textos para subsidiar a realização das atividades propostas.

Percurso de Aprendizagem: estrutura a dinâmica do curso, apresentando todas as atividades propostas e norteando a caminhada. Construído em formato multimídia, além de apresentar todas as atividades do curso, possibilita o acesso a vídeos, textos e capítulos de livros.

Técnica de Marcação
Outras

O curso está estruturado para ser desenvolvido na modalidade a distância, com carga horária total de 384  horas, sendo 312 horas realizadas a distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem e 72 horas de forma presencial – 03  Encontros Presenciais (24 horas cada). Recomenda-se que o aluno tenha dedicação de oito a dez horas semanais de estudo para seu bom aproveitamento, incluindo leituras, anotações, comunicação com seu tutor, e interação no ambiente virtual de aprendizagem com os demais estudantes. A duração do curso é de 12 meses.

UA I – Educação permanente: contextos e reflexões

UA II – Olhares para o território e processo de trabalho em educação e saúde

UA III – Educação permanente em ação no trabalho

UA IV – Educação permanente: caminhos para a construção de conhecimento

Objetivos

Formar atores vinculados às diferentes práticas em educação, saúde e áreas afins, visando ampliar o pensamento crítico e a capacidade de desenvolver ações estratégicas para implementação de processos de trabalho com base nos referenciais da educação permanente.


Público-alvo

Profissionais graduados, que sejam trabalhadores da saúde, educação e áreas afins, prioritariamente do setor público.



Requisitos básicos

Possuir habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade com internet, e-mail, fórum, chat, etc;

Dispor de 8 a 10 horas semanais para desenvolvimento das atividades do curso;

Disponibilidade para participar das atividades presenciais ao longo do curso (três encontros presenciais de três dias, com carga horária de 24 horas para cada encontro).


Avaliação

A avaliação de desempenho do aluno ocorre ao longo do curso e engloba ações de acompanhamento e de avaliação das atividades propostas. As ações de acompanhamento dizem respeito às atividades previstas nas unidades de aprendizagem e ao grau de participação e interesse do aluno nas atividades presenciais e a distância.

A nota/conceito final do aluno no curso é calculada com base nas notas/conceitos obtidos nas atividades de avaliação a distância e das duas avaliações presenciais. A conversão das notas em conceitos obedece à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP, aprovado em dezembro de 2015, a saber:

  • conceito A/Excelente – notas de 9,0 a 10,0
  • conceito B/Bom – notas de 7,5 a 8,9
  • conceito C/Regular – notas de 6,0 a 7,4
  • conceito D/Insuficiente – notas iguais ou menores a 5,9.

A nota/conceito final do aluno sintetiza as notas/conceitos obtidos em cada unidade de aprendizagem. Os alunos com conceito final A, B ou C são aprovados, e os que obtêm conceito D, que expressa a condição de insuficiência, não são aprovados.


Seleção

Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.


Certificação

Ao final do curso, a ENSP/Fiocruz irá conferir os certificados de especialização aos alunos que cumprirem as exigências acadêmicas: realizar todas as atividades propostas; alcançar, no mínimo, o conceito C em cada uma das unidades de aprendizagem, nas duas avaliações presenciais e no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC); cumprir o prazo máximo de finalização das unidades e do TCC, a contar da data de início do curso; entregar a documentação completa exigida no momento da matrícula.


Técnica de Marcação