// Cursos
Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa
No ano de 2006, o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde assumiram, através do Pacto Pela Vida, a prioridade da saúde da população idosa. Dentre as ações elencadas e pactuadas entre as três esferas de gestão estava a implantação de Programa de Educação Continuada na área de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa para todos os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de então, o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Atenção à Saúde e de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde estabeleceu convênio com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) com o objetivo de desenvolver estratégia de capacitação de profissionais na área.
É nesse contexto de ampliação e de reconhecimento que a formação de recursos humanos para a área da saúde requer a existência de processos educativos pautados na realidade social, étnica e cultural, e na busca permanente de melhoria da qualidade do cuidado, no âmbito do SUS, que surge o desafio de implantar o Curso de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa e na modalidade a distância.
- Caderno do Aluno digital: objetiva apoiar o aluno na compreensão da proposta do curso e do modelo pedagógico adotado, orientando-o sobre a organização do seu tempo para os estudos. O caderno também irá auxiliar o aluno em sua familiarização com o ambiente mediador do processo de ensino-aprendizagem a distância – o ambiente virtual de aprendizagem.
- Livro-texto Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa digital: organiza os conteúdos previstos na proposta curricular do curso, propiciando a dinâmica para o estudo por meio de estratégias pedagógicas que estimulam o aluno a realizar uma análise crítica da realidade; contextualiza as práticas e, com base na reflexão sobre elas e nos subsídios teóricos estudados, articular teoria e prática.
- Caderno de Atividades digital: traz as atividades que o aluno trabalhará ao longo do curso.
- Biblioteca multimídia: contém textos, artigos, legislação e o material completo do curso. Ela está organizada em um CD-ROM – suporte funcional, de fácil transporte e utilização, que possibilita a veiculação de outras mídias usadas no curso.
Oferecido em nível de Aperfeiçoamento, a carga horária total do curso é de 180 horas, com duração total de nove meses.
UA I: Envelhecimento, velhice, sociedade e políticas
UA II: Atenção à saúde da pessoa idosa
UA III: Participação social e envelhecimento
Objetivos
Promover a qualificação de profissionais de nível superior do setor saúde que atuam na rede básica de assistência à saúde, com ênfase na Estratégia Saúde da Família (ESF), para a operacionalização de atividades que objetivem a prevenção de perdas, manutenção e recuperação da capacidade funcional da população idosa, bem como o controle dos fatores que interferem no estado de saúde dessa população.
Público-alvo
O curso é oferecido aos profissionais da área da saúde de nível superior, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, e inseridos na rede de assistência do SUS.
Requisitos básicos
Possuir nível superior;
Atuar na assistência básica de saúde;
Possuir habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade com internet, e-mail, fórum, chat, etc.;
Dispor de, no mínimo, 06 (seis) horas semanais para estudo.
Avaliação
A avaliação de desempenho do aluno ocorre ao longo do curso e engloba ações de acompanhamento e de avaliação das atividades propostas. As ações de acompanhamento dizem respeito às atividades previstas nas unidades de aprendizagem e ao grau de participação e interesse do aluno nas atividades presenciais e a distância. A nota/conceito final do aluno no curso é calculada com base nas notas/conceitos obtidos nas atividades de avaliação a distância e das duas avaliações presenciais. A conversão das notas em conceitos obedece à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP, aprovado em dezembro de 2015, a saber:
- conceito A/Excelente – notas de 9,0 a 10,0
- conceito B/Bom – notas de 7,5 a 8,9
- conceito C/Regular – notas de 6,0 a 7,4
- conceito D/Insuficiente – notas iguais ou menores a 5,9.
A nota/conceito final do aluno sintetiza as notas/conceitos obtidos em cada unidade de aprendizagem. Os alunos com conceito final A, B ou C são aprovados, e os que obtêm conceito D, que expressa a condição de insuficiência, não são aprovados.
Seleção
Para informações referentes a seleção e inscrição em nossos cursos, verifique os editais de seleção, disponíveis em http://www.ead.fiocruz.br/processo-seletivo/todos?formulario=1.
Certificação
Aos alunos concluintes é conferido o certificado de Qualificação Profissional em nível de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, expedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz.